Coluna televisiva: Globo requenta programação velha para vender como novidade

O formato de minisshow deu certo

Por Daniel Castro
Do R7

Zé Paulo Cardeal/TV Globo/Divulgação

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Marcelo Adnet na festa da Globo que virou programa de TV

Há alguns anos, a Globo começou a produzir esquetes e jograis com seus artistas para apresentar a jornalistas sua programação do ano.
O formato de minisshow deu certo. Logo, a emissora passou a convidar publicitários e anunciantes.
Neste ano, a Globo transformou essa festa em um programa de TV, o Vem_aí, um VMB (MTV) autopromocional, exibido ontem à noite sem intervalos comerciais (!).
No Jornal Nacional, uma reportagem (?) falou do programa “sem estragar a surpresa” e convidou o público a conhecer “os segredos da programação de 2013”.
Para quem acompanha o noticiário sobre televisão, só havia dois segredos: a contratação de Ronaldo e Rubens Barrichello como comentaristas esportivos.
Para quem acompanha a programação da Globo, só havia duas novidades: a série O Dentista Mascarado e a minissérie A Teia, no ar no segundo semestre.
A Globo não lançou uma nova programação. Fez, sim, um espetáculo de propaganda, como a publicitária reportagem do JN já indicava, em que o repórter fazia uma única pergunta aos artistas _o que vem aí?

Zé Paulo Cardeal/TV Globo/Divulgação

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Michel Teló no clipe Vem_aí, da Globo

A novidade na Globo é a propaganda, a embalagem, porque, a rigor, a programação de 2013 está no ar desde o começo deste ano, se considerarmos Pé Na Cova, ou há quatro décadas, se considerarmos suas novelas.
Com a audiência em queda desde meados dos anos 2000, a Globo está cada vez mais popular, cada vez mais próxima de Record e SBT (até na exibição de um programa inteiro sem intervalos), com um pouco de MTV dos anos 1990 na estética.
Não é mera coincidência as próximas novelas das sete e das nove serem ambientadas em São Paulo, o principal mercado do país, o mais fragmentado nos relatórios do Ibope.
A campanha Vem_aí, que embala o lançamento da nova velha programação, é algo novo na Globo.
Ela é um chamamento (“vem!”), faz um apelo para o telespectador voltar a assistir sua programação.
É um sinal de que a Globo está mais agressiva na propaganda, descendo do pedestal, menos arrogante, menos engessada.
É a marca da nova diretoria, mais jovem, que tomou posse em janeiro.

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