Coluna televisiva: Com pastor e anão, Ratinho humilha Salve Jorge na 2ª tela

Na última semana, comunicador do SBT teve 11,42% de todos os comentários sobre TV no Brasil, contra 5,35% da trama de Glória Perez

Por Daniel Castro
Do R7

Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação

https://i0.wp.com/noticias.r7.com/blogs/daniel-castro/files/2013/04/noname11.jpg
Marcos Feliciano e Ratinho no programa da última segunda

O programa mais comentado das redes sociais é a novela das nove da Globo, certo?
Errado.
De acordo com a TV Square, uma rede social brasileira lançada no início deste ano, voltada para a chamada segunda tela (o uso da web enquanto se assiste à TV), a atração mais comentada no Twitter, Facebook e na própria TV Square, durante toda a semana passada, foi o Programa do Ratinho.
Exibido pelo SBT, o show de Carlos Massa teve mais do que o dobro de menções do que Salve Jorge. Ficou com 11,42% de todos os comentários sobre TV no Brasil, contra 5,35% da trama de Glória Perez.
Na semana passada, Ratinho entrevistou o pastor e deputado Marcos Feliciano e explorou um “segredo” do anão Marquinhos, da Record.
O Programa do Ratinho já vinha superando Salve Jorge, mas sem tanta distância. Em março, apareceu em segundo lugar, atrás apenas de Big Brother Brasil. Neste mês, sem o reality show, assumiu a liderança.
A TV Square considera apenas as postagens feitas nas redes sociais durante a exibição do programa, o que explica o fato de o futebol aparecer mal posicionado. As pessoas tuítam sobre o futebol muito mais depois dos jogos.
Em uma só página, a TV Square permite que o usuário acompanhe em tempo real tudo o que se comenta no Facebook e no Twitter sobre um programa que está em exibição. Há também informações sobre a atração e a grade das emissoras. Mais fanáticos podem comprar figurinos de personagens e apresentadores.
Os dados da TV Square mostram que nem sempre repercussão nas redes sociais significa audiência. O Programa do Ratinho sequer é o mais visto do SBT. Carrossel, maior audiência da emissora, aparece em 16° no ranking. E a novela das nove da Globo tem audiência pelo menos quatro vezes superior ao talk show de Ratinho.
“O público das redes sociais é bem diferente do Ibope. Percebo que há um público bem jovem que assiste e comenta clipes do TVZ [Multishow], filme de Justin Bieber e o Bom Dia & Cia. O pessoal também adora uma novela mexicana: A Usurpadora e Rosalinda estão sempre bem no ranking”, diz Mariana Eva Leis, CEO da TV Square.
Confira o ranking dos programas mais comentados da TV Square na semana de 13 a 19 de abril:

1. Programa do Ratinho (SBT): 11,42%
2. Salve Jorge (Globo): 5,35%
3. TVZ (Multishow): 3,3%
4. Justin Bieber – Never Say Never (filme, Fox): 2,88%
5. Encontro com Fátima Bernardes (Globo): 2,63%
6. Eliana (SBT): 2,28%
7. Revenge (Globo): 1,75%
8. Titanic (filme, Megapix): 1,69%
9. Domingo Legal (SBT): 1,63%
10. A Usurpadora (SBT): 1,6%
11. The Ultimate Fighter Brasil (Globo/Multishow): 1,56%
12. iCarly (Nick): 1,4%
13. Vídeo Show (Globo): 1,38%
14. Rosalinda (SBT): 1,33%
15. Futebol (Globo): 1,3%
16. Carrossel (SBT): 1,29%
17. Bom Dia & Cia (SBT): 1,25%
18. Teste de Fidelidade (Rede TV!): 1,22%
19. Bob Esponja (Nick): 1,15%
20. Balacobaco (Record): 1,13%

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s