Coluna televisiva: Carrossel salva o ano do SBT, e lucro de Silvio Santos salta 60%

Segundo balanço publicado há duas semanas, o SBT de São Paulo teve uma receita líquida (já descontadas as comissões das agências) de R$ 870,3 milhões em 2012, 7% a mais do que em 2011

Daniel Castro
Do R7

Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação

https://i2.wp.com/noticias.r7.com/blogs/daniel-castro/files/2013/06/noname14.jpg
Livia Andrade e Maisa Silva em cena de Carrossel

O SBT fechou 2012 com um crescimento de 7% no faturamento.
Segundo balanço publicado há duas semanas, o SBT de São Paulo teve uma receita líquida (já descontadas as comissões das agências) de R$ 870,3 milhões em 2012, 7% a mais do que em 2011, quando vendeu R$ 813,8 milhões.
O dado mostra que, apesar do sucesso de audiência e comercial de Carrossel, o SBT cresceu apenas dentro da média da TV aberta na Grande São Paulo, 7%, de acordo com o Projeto Intermeios.
Não fosse a novela infantil, que já faturou mais de R$ 100 milhões em merchandising, 2012 teria sido um ano desastroso para Silvio Santos.
A Globo, outra empresa de TV que divulga balanço contábil, cresceu 10% em publicidade, atingindo R$ 9 bilhões de receita. Os dados da Globo, no entanto, se referem a todo o país, enquanto os do SBT reproduzem apenas o desempenho da cabeça-de-rede.
Os lucros do SBT, contudo, dispararam. Segundo o balanço, o lucro líquido da emissora foi de R$ 52,5 milhões, R$ 20 milhões a mais do que em 2011.
O crescimento do lucro, de 60%, reflete uma administração mais eficiente. Os custos de produção, por exemplo, cresceram apenas 5%, menos do que as receitas.
Segundo executivos do SBT, a emissora deixou de ser “um playground de Silvio Santos” desde a quebra do banco Panamericano. A orientação, agora, é dar lucro.

Anúncios

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Colunas, Televisão e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Coluna televisiva: Carrossel salva o ano do SBT, e lucro de Silvio Santos salta 60%

  1. Pingback: Globo paga a portais para fazer matérias favoráveis a suas novelas, contratados, afiliados e Cheerios políticos | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s