Coluna televisiva: Dramática, TV aberta vive pior momento desde 2009

Nos cinco primeiros meses deste ano, os investimentos em propaganda cresceram apenas 1,79%, segundo Inter-Meios

Daniel Castro
Do R7

Divulgação


John Travolta em comercial de aguardente exibido na TV

O mercado publicitário brasileiro atravessa a pior crise desde 2009.
Nos cinco primeiros meses deste ano, os investimentos em propaganda cresceram apenas 1,79%, atingindo R$ 11,9 bilhões, segundo o projeto Inter-Meios, da revista Meio & Mensagem.
É o pior desempenho desde 2009, quando o mercado cresceu 1,72% de janeiro a maio.
Os dados são reflexo de crise econômica. O mercado publicitário é muito sensível a crises, pois gastos com propaganda costumam ser os primeiros a sofrerem cortes.
Em 2009, o mercado brasileiro sofria os efeitos da crise econômica mundial de 2008. Neste ano, sente as consequências da chamada crise europeia.

Menos do que a inflação

Jornais, revistas e até internet estão recebendo menos investimentos publicitários do que em 2012.
A TV aberta e a TV paga registraram alta em relação aos primeiros cinco meses do ano passado, mas abaixo da inflação, em torno de 6% ao ano. Ou seja, em termos reais, está havendo uma queda.
A TV aberta vendeu 4,68% a mais de janeiro a maio de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado. É praticamente o mesmo percentual dos primeiros cinco meses de 2009: 4,64%.
Já a TV aberta, apesar da alta de assinantes acima de 20% ao ano, cresceu apenas 2,75% em publicidade.
Neste ano, no entanto, a situação da TV aberta está mais dramática do que quatro anos atrás, por causa das demissões promovidas por Record, Rede TV! e Band.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s