Trensalão: Documentos sobre corrupção em SP devem chegar ao Brasil em fevereiro

“São provas de que políticos do PSDB receberam propina da multinacional francesa Alstom em troca de contratos na área de energia”, diz a revista

Do Blog de Zé Dirceu

A IstoÉ desta semana traz reportagem contando que, em fevereiro, devem chegar ao Brasil documentos da Suíça sobre o esquema de corrupção que originou o escândalo do Metrô paulista. “São provas de que políticos do PSDB receberam propina da multinacional francesa Alstom em troca de contratos na área de energia”, diz a revista.
“A papelada inclui registros bancários e movimentações financeiras feitas no país europeu por suspeitos de se beneficiarem do esquema, como Robson Marinho, chefe da Casa Civil durante o governo Covas, e Jorge Fagali Neto, ex-diretor dos Correios do governo Fernando Henrique Cardoso.”
A revista lembra que até agora dez pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal. Entre elas está o tucano Andrea Matarazzo, secretário estadual de José Serra e Mário Covas.
De acordo com a revista, em agosto, quando os documentos estavam para ser enviados, Robson Marinho e Fagali Neto ingressaram na Justiça suíça para tentar impedir o envio. Mas recentemente o pedido foi negado. Agora só falta a autorização do juiz do Tribunal Penal de Bellinzona, na Suíça, para que os papéis desembarquem no Brasil.
A revista diz que “o desembarque dos documentos deve complicar a situação de Jorge Fagali Neto”. Ex-secretário de Transportes e diretor dos Correios na gestão FHC, ele é acusado de usar o seu trânsito no tucanato para favorecer a Alstom. Para tanto, teria recebido da empresa cerca de 7,5 milhões de euros, no banco Afdié, na Suíça.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s