Haitianos homenageiam Tião Viana durante fechamento de abrigo no Acre

Imigrantes restantes que habitavam espaço foram transferidos a um novo abrigo, localizado em Rio Branco

Da Agência Acre

Sérgio Vale/Secom-AC/12.04.2014


Imigrantes em Brasileia: emoção durante transferência do abrigo

O governador Tião Viana (PT) se dirigiu ao município de Brasileia na manhã deste sábado, 12, para acompanhar de perto o encerramento das atividades do abrigo para imigrantes que atravessaram a fronteira do Brasil por meio da cidade de Assis Brasil. Desde 2011, o abrigo recebeu mais de 20 mil estrangeiros, haitianos em sua grande maioria, além de diversas nacionalidades africanas. Agora, os 700 que ainda habitavam o espaço foram transferidos a um novo abrigo, localizado em Rio Branco.
Foi um momento de bastante emoção. O governador esteve pessoalmente acompanhando os trabalhos de transferência e foi recebido de forma muito calorosa pelos estrangeiros, que cantarolaram canções de rituais religiosos e se amontoavam para cumprimentar e agradecer o governador pela oportunidade, já que, além da transferência para a capital, os imigrantes estão sendo encaminhados a Porto Velho, via voos fretados pelo governo do Estado.

Sérgio Vale/Secom-AC/12.04.2014


Agora os haitianos serão encaminhados diretamente para Rio Branco e logo depois seguirão viagem para outros destinos através dos voos fretados

“Sei que essa é uma nova etapa na vida de vocês. O Brasil foi formado por muitas pessoas, de vários povos, e, por isso, vivemos uma democracia racial. Temos muita solidariedade com os povos africanos e sul caribenhos. Assim, queremos um mundo de igualdade para todos vocês. Sejam felizes nessa nova jornada”, disse o governador Tião Viana para os imigrantes, além de novamente cobrar atitudes mais energéticas do Ministério das Relações Exteriores perante a delicada questão.
Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, o abrigo fechará definitivamente no domingo, quando todos os imigrantes serão transferidos ao Parque de Exposições, que contará com uma estrutura maior e mais digna. “Já há orientação na fronteira de Assis Brasil com o Peru para que os estrangeiros não venham a Brasileia, mas direto a Rio Branco, onde terão estrutura de documentação e serviços para prosseguirem sua viagem”, conta o secretário. Hoje, cerca de 30 imigrantes chegam à fronteira por dia, a média era de 100 estrangeiros diariamente.
Entre os imigrantes que vieram ao Brasil atrás de uma nova opção de vida está o senegalês Abdil Latlat MBacké, 25. Casado e afirmando ser neto do maior líder espiritual do Senegal, Abdil veio sozinho e não fala uma palavra em português, ainda assim pediu ajuda de um companheiro dominicano para agradecer o governador em poucas palavras: “Muito obrigado pela ajuda do Acre”.
Veja o vídeo:

Sérgio Vale/Secom-AC/12.04.2014

Anúncios

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Brasil e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s